página em português

Centro de Retiros Nalandarama

40 minutos (30km) da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais

O Centro de Meditação Nalandarama situa-se a 40 minutos da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, e é a contraparte, no campo, do Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, um centro dedicado à divulgação da Mensagem do Bem-Aventurado, o Buddha, para o povo brasileiro. Ele está sendo desenvolvido como uma base para a continuação de nossa já estabelecida prática de organização de retiros curtos e longos.

Situado no povoado de Casabranca, município de Brumadinho, o Nalandarama é como um refúgio na floresta, longe da agitação das cidades, onde yogues e meditantes podem ter a oportunidade para aprender e aprofundar seu conhecimento e prática dos ensinamentos do Buddha. A quietude, o ar fresco e a água pura vinda das montanhas se combinam num ambiente de floresta, criando condições propícias para um centro de meditação.

O Nalandarama é o primeiro centro criado na América do Sul dedicado ao treinamento intensivo do caminho contemplativo baseado na tradição das florestas da escola Theravada. Há opções de retiros curtos e longos (regularmente oferecemos retiros estruturados de fim de semana, 4 a 5 dias, 1 semana, 10 dias e 20 dias), retiros individuais em qualquer época do ano, e encontros semanais as quintas-feiras. Esperamos que todos possam vir visitá-lo e utilizar de suas facilidades.

No Centro de Retiros praticamos e estudamos várias formas de meditação: Samatha, Vipassana, os quatro Brahmaviharas, Satipatthana, estudos dos Suttas, Abhidhamma, psicologia buddhista, diversos treinamentos baseados nos ensinamentos buddhistas.

Um oásis de Natureza e Dhamma

Nalandarama

Esperamos, com a criação desse centro, manter o mais possível intacta a mata nativa da região, recriando, na medida de nossas possibilidades, o ambiente dos importantes mosteiros de floresta do Sri Lanka, Tailândia e Birmânia. Nossa orientação dirigida à tradição interior do Theravada indica já o caminho para a simplicidade e a fidelidade aos princípios fundamentais estabelecidos pelo Buddha. O Nalandarama, entretanto, está aberto a praticantes de todas as escolas buddhistas, como um espaço de confraternização das quatro sanghas de todas as linhagens.

Desde seus primórdios o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda teve planos de construir um centro de treinamento fora da cidade. Finalmente, coincidindo com seu aniversário de 10 anos (1999), as condições propícias necessárias se manifestaram. Por meio do trabalho conjunto e da contribuição de doadores generosos, desde aqueles que participaram dos retiros promovidos pelo Nalanda, até aqueles que doaram fora das situações de retiro, nosso centro na floresta se ergueu como uma realidade, um oásis de Natureza e Dhamma em Minas Gerais. Que bênção é a compreensão do valor do poder e mérito da doação!

Para que isso se torne cada vez mais uma realidade precisamos de todo o apoio possível, e pedimos a sua ajuda para fazer este centro se erguer e poder servir às muitas pessoas que esperamos ver passar pelo centro à procura do Dhamma.

yogaAtividades frequentes durante eventos:

♦ Sessões diárias de meditação
♦ Yoga
♦ Prática de recitação
♦ Áudios com palestras
♦ Biblioteca e estudos

♦ opções de meditação individual e na floresta
♦ retiros curtos, longos; em grupo e individuais

Apoio Internacional

O Centro de Retiros Nalandarama é apoiado por alguns dos mais importantes monges e professores de Dharma no mundo, bem como diversas instituições buddhistas. Aqui uma breve lista:

Uma mensagem do Venerável Henepola Gunaratana Mahathera, Presidente do Bhavana Society Buddhist Monastery dos Estados Unidos

Queridos amigos,

Fico muito contente em dar meu apoio a Ricardo Sasaki, seus amigos e alunos no Dhamma, em seus planos para o estabelecimento de um mosteiro buddhista e um centro de retiros, Nalandarama, perto de Belo Horizonte, Brasil. Ricardo é um aluno meu há longo tempo e, nos últimos anos, tenho viajado para o Brasil para trabalhar com este grupo de praticantes sinceros e dedicados. Eu os apoio totalmente em seus novos planos para a construção de um mosteiro e centro de retiros.

Se este projeto evoluir tal como planejado, ele será um instrumento maravilhoso por meio do qual trazer o Dhamma para as vidas de um crescente número de pessoas. Ele oferecerá uma oportunidade para monges e leigos realizarem uma prática a longo prazo num ambiente buddhista, e, no tocante aos leigos, proverá também um centro para retiros curtos e para cursos.

Os planos para Nalandarama incluem um dormitório que abrigará vinte pessoas, um salão de meditação, kutis, e uma cozinha. Além disso, uma [outra] casa adjacente poderá abrigar entre dez e doze pessoas. Outros amigos… construirão kutis. Tais planos garantirão que o Nalandarama fornecerá um ambiente resguardado no qual praticar. Embora doações iniciais já tenham sido recebidas, muito suporte, financeiro e outros, é necessário.

Eu gostaria de pedir a vocês, por favor, que contribuam tão generosamente quanto possível a fim de tornar Nalandarama uma realidade.

Obrigado.
Com metta,
Bhante Gunaratana

1. Nalanda Mahavihara University, Índia
2. Bright Dawn Institute, EUA
3. Projeto Buddhadasa Archives e Wat Suan Mokkh International, Tailândia.
4. Liberation Park, EUA
5. Birmingham Buddhist Vihara, Inglaterra.
6. Venerável Rewata Dhamma Sayadaw
7. Venerável Henepola Gunaratana
8. Venerável Uttaranyana Sayadaw
9. Venerável Dhammadipa
10. Ven. Bhikkhu Bodhi
11. Associação Internacional de Educaçao Buddhista (Tailândia)
12. Aliança Mundial para o Intercâmbio de Cultura Buddhista (China)
13. Sociedade de Publicação Buddhista (Sri Lanka)
14. International Institute of Buddhist Studies, EUA

Se você quiser também fazer parte desse projeto, colabore conosco através de doações. Você pode fazer um depósito dirigido ao Nalandarama que será usado integralmente na construção e manutenção das facilidades para meditantes.

As doações podem ser feitas das seguintes formas:
1. Opções de doação:

a) Depósito bancário: Banco Bradesco
Ag. Mangabeiras no. 3432-0
conta corrente no. 12.610-1
em nome de “Centro de Estudos Buddhistas Nalanda”
e nos mandar um email com a data e hora do depósito.

b) Depósito bancário: Banco do Brasil
Prefere depositar numa conta do Banco do Brasil? Entre em contato conosco por email

c) Depósito bancário: Banco Itaú
Prefere depositar numa conta do Banco Itaú? Entre em contato conosco por email

e) Pagamento seguro (sistema Pagseguro) via seu banco, boleto bancário ou cartão de débito/crédito, clicando no ícone “doar” (acrescente 3% do valor do curso no caso de boleto bancário ou débito em conta; ou 8% no caso de pagamento por cartão de crédito):




e) Pagamento seguro via Paypal (com seu cartão de crédito, acrescentando 8% do valor do curso)

 

2. Envie-nos um email nos informando de sua doação. Doações de qualquer valos são muito bem-vindas. Obrigado por sua generosidade!

Curta a nossa comunidade no Facebook e veja algumas fotos

Visite também nosso álbum antigo de fotos

O Que é um Retiro de Meditação?

Um depoimento do prof. de Dharma Cláudio Miklos

Ou faça uma caminhada virtual!


O LOCAL:

O Centro de Retiros Nalandarama fica num tranquilo lugar a 40 minutos da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Situado próximo à Serra do Rola-Moça em Casabranca, o local é ideal para o desenvolvimento da calma e introspecção interior. Seu nome é Mosteiro da Generosidade Sem Fim (Nalandarama), e é o centro de prática intensiva e vivência do Dhamma (ensinamentos do Buddha) do Centro Buddhista Nalanda. Confira aqui nosso endereço e como chegar.


ACOMODAÇÕES:

dormitório

dormitório

As acomodações são básicas, como num mosteiro na Ásia, em quartos duplos ou triplos. Dependendo do número de participantes existe a possibilidade de quarto individual. Roupa de cama, travesseiro e cobertores devem ser trazidos pelo praticante. No entanto, aqueles que vêm para retiros mais longos têm a possibilidade de não trazê-los. Entre em contato conosco, caso você venha para períodos de 10 dias ou mais.

Quartos

Não há, por enquanto, tantos banheiros como gostaríamos de ter. Portanto o praticante deverá saber cultivar a paciência caso haja um número grande de praticantes durante algum retiro. Os quartos não têm luz, e você deve trazer uma lanterna. O relato que repetidamente recebemos de praticantes é de que a ausência de luz colabora para uma maior introspecção e sentimento de estar realmente próximo da natureza. Vários até nos pedem que realmente não coloquemos energia elétrica no dormitório. Os chuveiros, entretanto, têm água quente.

acampando

acampando

Há também a possibilidade de participação com hospedagem em barracas (acampando) durante os retiros. O yogue pode armar sua barraca tanto em área semifechada quanto dentro da mata.

Em retiros mais cheios abrimos também a possibilidade de o praticante ficar hospedado em alguma pousada da região.


Refeições vegetarianas

Refeições vegetarianas

REFEIÇÕES:

As refeições são vegetarianas e incluem café da manhã e almoço. O café da manhã inclui: café, leite, chá, pão, manteiga, mel ou geleia, queijo, bolacha ou bolo, 1 fruta. Em alguns retiros uma refeição leve é servida à noite, o que inclui uma sopa e pão.

Refeições vegetarianas

Refeições vegetarianas

Durante os retiros há também a possibilidade de custear parcial ou totalmente em troca de trabalhos. Se você sabe cozinhar ou tem outra habilidade ou recurso que acredita que possa ser útil para nós, fale conosco.


DIA A DIA:

Fora dos eventos programados que acontecem no Nalandarama, nosso centro está também aberto para o visitante que deseja passar uns dias mais contemplativos, perto da natureza. Esta é uma boa oportunidade para contar com um apoio para sua prática pessoal, combinando meditação, contato com a natureza, estudo individual e grupal, orientação na meditação, etc. É esperado que ele participe das atividades fixas do centro e ajude na limpeza geral.


BIBLIOTECA:

Contamos com uma crescente Biblioteca de livros buddhistas, em português, inglês e francês. Você pode vir ler ou pegar emprestado para ler em seus aposentos ou nos vários assentos espalhados pela mata. Se você quiser doar livros, é muito bem-vindo também.


 


 

This entry was posted in pt. Bookmark the permalink.

4 Responses to página em português

  1. Gabriel Fontenelle Micas says:

    Olá,
    Conheci o Centro de vocês e me interessou o fato de vocês disponibilizarem a realização de retiros individuais.
    Eu estou interessado em realizar tal retiro, e, se possível, com a duração de um mês em Janeiro. Como posso receber mais informações a respeito, é possível?
    Grato,
    Gabriel

  2. Malu says:

    Gostaria de participar de um retiro, porém não sou budista.
    Sou vegana e tenho muita facilidade de cozinhar. Quanto poderia ser a minha contribuição?