Horários

Retiros

OS RETIROS

Um retiro é um período de esforço concentrado, onde o meditante se “retira” dos afazeres diários para concentrar na meditação. Em todos os retiros são dadas instruções de forma que tanto iniciantes como experientes podem participar. Acorda-se cedo e dorme-se cedo também, por volta das 21h30. Há duas refeições, o café da manhã e o almoço, e em alguns retiros há também uma refeição leve à noite.  Alguns retiros são feitos em silêncio enquanto outros contém apenas alguns períodos de silêncio e são entremeados por grupos de discussão e estudo. Há instruções, palestras e entrevistas individuais opcionais. É uma excelente oportunidade para você entrar em contato com a meditação de uma forma séria e responsável, nos moldes como é praticada no Oriente e em outras partes do mundo. Nosso centro está ligado a vários centros e mosteiros do mundo.

Nossos retiros têm um custo bem abaixo da média, pois não temos fins lucrativos. Os valores têm como objetivo pagar os custos operacionais dos retiros, passagem e sustento dos professores, manutenção e administração do espaço. Há também a possibilidade de acampar durante os retiros, o que diminui ainda mais os valores. Entretanto incentivamos que os participantes façam uma doação aos professores convidados ao final do retiro, os quais muitas vezes vêm de outros países para dirigir os retiros gratuitamente. Essa prática é chamada de Dana, a ação generosa, que ajuda a manter a divulgação do Dhamma pelo mundo. Uma doação para nosso centro de retiros para que possamos continuar construindo e mantendo suas despesas também é bem-vinda. Para ler mais sobre a prática de Dana.

Os seguinte horários são um modelo, mas podem variar dependendo do retiro, principalmente aqueles dirigidos por professores de fora. Peça por um horário atualizado para retiros específicos.

6:00am Sino para acordar

6:30am – 7:15am Meditação em grupo no Dhamma Hall

7:30am – 8:00am Café da manhã

8:00am – 9:00am Trabalhos diversos

9:00am – 11:30am Meditação em seus aposentos ou nos assentos de meditação na natureza, meditação sentada e andando

12:00am – 12:30am Puja e Recitação

12:30pm – 1:00pm Almoço

1:00pm – 2:30pm Repouso, estudo

2:30pm – 5:00pm Meditação em seus aposentos ou nos assentos de meditação na natureza, meditação sentada e andando

4:30pm – 5:00pm Intervalo para o Chá

5:00pm – 6:00pm Meditação em grupo no Dhamma Hall, seguido de recitação

8:00pm – 9:00pm Palestra sobre o Dhamma, discussão em grupo, meditação

 

Por favor, pontualidade é essencial. E tente estar sempre vigilante nas atividades diárias.

Variações nos horários podem ocorrer e são anunciadas antes dos retiros.

Dhamma Hall
Dhamma Hall
Published
Categorized as pt

4 comments

  1. Solicito a seguinte informação. Qual o endereço de voces em Belo horizonte ?

  2. boa noite tenho interesse em participar do reitir,mas gostaria de saber se não há refeições noturnas?Se é somente o café da mnhã e o almoço e como poderiamos nos alimentarmos fora deste período?Obrigado!

Comments are closed.